Tai Chi - O significado do termo Shi Fu

Quem pratica artes marciais chinesas conhece bem o termo Shi Fu e quem assiste filmes e desenhos infantis como o “Kung Fu Panda”, também.
Shi Fu é um termo chinês que significa mais do que o termo professor (Lao Shi). Ele se responsabiliza para passar adiante o conhecimento ao seu aprendiz.

“Shi” é um ideograma que representa “Professor” e “Fu” significa “Pai”. O Shi Fu tem um cuidado especial com seu aprendiz, zela pelo seu progresso na aprendizagem da arte, pelo seu caráter, bem estar etc.

É bom saber que na China trabalhadores comuns, tais como, taxistas, chefes de cozinha, carpinteiros e outros profissionais são também chamados popularmente de Shi Fu, semelhante como fazemos no Brasil, quando chamamos de “mestre”, não só aquele que adquiriu uma titulação acadêmica de pós-graduação (mestrado) ou de um “mestre de obras”, mas também, afetuosamente nos dirigimos nos cumprimentos entre amigos em qualquer situação em que a palavra “mestre” significa mais uma intenção de amizade, no sentido “olá amigo!”.

Na etimologia chinesa, apesar da pronúncia em chinês do termo Shi Fu ser igual, estes dois ideogramas apresentam diferentes sentidos. Shi Fu, fora do âmbito das artes marciais, pode também se dirigir a alguém que tenha uma habilidade particular em alguma coisa específica.

Dentro da representação de uma linhagem do Tai Chi, o aprendiz que possui um Shi Fu deve respeitá-lo. Assim, o aprendiz de Tai Chi deve se referir ao seu próprio Shi Fu pelos ideogramas “Professor-Pai”.



Grão-mestre Chen Zheng Lei é
Shi Fu do grão-mestre Wang Hai Jun
 
Quando se deve chamar o professor de Shi Fu

Grão-mestre Wang Hai Jun é Shi Fu
do mestre Niall O`Floinn


A princípio, o aluno chama o seu professor de Shi Fu, se este assim o quiser, quando ele está iniciando o seu aprendizado a um certo nível acima que os méritos comuns. Qual seria esse nível? Na prática, entende-se que o Professor/Shi Fu já possui um nível ao qual o aluno dificilmente ultrapassaria.

Como seus alunos iniciantes, em teoria, nunca iriam passar o nível do professor, eles devem, por respeito ao mesmo, tratá-lo como Shi Fu.

Seguindo a linhagem da Família Chen de Tai Chi: o grão-mestre Chen Zheng Lei é Shi Fu do mestre Wang Hai Jun; o mestre Wang Hai Jun é Shi Fu do professor Niall O`Floinn que é o Shi Fu do professor Levis Litz, caracterizando a hierarquia desta forma: Chen Zheng Lei - Wang Hai Jun - Niall O`Floinn - Levis Litz.

Niall O`Floinn é o Shi Fu, do professor Levis Litz
Esta é uma abordagem de tratamento comum ao que se refere ao Tai Chi, mas é claro que o professor sempre é livre para escolher como deseja ser chamado por seus alunos/aprendizes.

Com este entendimento mais acurado do termo Shi Fu, é sempre uma honra e privilégio ser um aprendiz e poder chamar o professor de Tai Chi de Shi Fu.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quer ler mais sobre Tai Chi Chuan (Taijiquan)? Visite: Tai Chi Curitiba - http://www.TaiChiCuritiba.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canon lança no Brasil lente EF 24-105mm f/3.5-5.6 IS STM

Bob Wolfenson, um dos maiores nomes da fotografia de moda, expõe em Curitiba

Lendário grão-mestre de artes marciais virá ao Brasil