sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

História de Viagem - Balneário Camboriú

Balneário Camboriú. Foto: Levis Litz
Camboriú quer dizer: "onde há robalo"
 
Um dos principais destinos turísticos do verão tem sido o Balneário Camboriú. Descobrir suas praias e recantos é ir ao encontro das belezas que o litoral de Santa Catarina tem a oferecer.

O Balneário Camboriú com a curva do mar beijando a praia que fica aos pés de altos edifícios é um dos pontos mais badalados do litoral catarinense. As praias do Buraco, dos Amores, de Camboriú, Laranjeiras, Taquarinhas, Taquaras, do Pinho, Estaleiro, Estaleirinho e Mato de Camboriú são pontos de lazer e divertimento para todos os dias de temporada.

Atraídas pelo clima e pela fertilidade do solo, famílias procedentes de Porto Belo desembarcaram na Foz do Camboriú , povoando a região em 1758. O distrito passou a ter autonomia em 1964, tornando-se o município Balneário Camboriú, nome originário do tupi, que quer dizer "onde há robalo".

Litoral muito bem servido

Viajando de motocicleta pelo litoral de Santa Catarina, depois de uma visita a Praia de Camboriú, paramos - Valesca e eu, para almoçar em Laranjeiras, num restaurante com o mesmo nome. Após uma farta e deliciosa refeição, fomos até a ponta da praia e vimos, ao longe, uma árvore solitária em cima de uma pedra envolvida pelas raízes. Como ficava um pouco distante e de difícil acesso, resolvi fotografar do local onde me encontrava. Foi a condição necessária e suficiente para me encantar com a beleza dessa paisagem tão pitoresca. Laranjeiras, uma pequena enseada a seis quilômetros do Balneário Camboriú, é considerada um importante sítio arqueológico do país com fósseis de civilização com cerca de três mil anos, mas o que fascina os visitantes é a beleza da cor de suas águas e a Mata Atlântica que a cerca.

Continuando o passeio no mesmo dia, enfrentamos estradas de chão tortuosas e bastantes íngremes, que são um desafio para motoristas arrojados, em automóveis sem tração nas quatro rodas. Naquela época não havia asfalto como existe hoje. Lembro que vimos uma família que tentava subir de Laranjeiras para Taquarinhas. Como eles não podiam pegar embalo, pois na curva no alto poderia vir um carro em sentido contrário, iam devagar. No meio da subida, o carro não agüentou e parou. A mulher gritou "coloque em primeira". Ele respondeu, meio nervoso,"já estou em primeira". O automóvel começou a descer lentamente de ré. Apavorada com o carro em movimento, a mulher desceu rapidamente e tirou seus dois filhos. Assim, com o veículo mais leve, o marido conseguiu, numa proeza, fazer uma manobra de retorno. No fim, todos ficaram bem, mas deixaram, naquela época, de conhecer Taquaras e Taquarinhas, praias cinematográficas, um cenário de sonho, com areias em tons dourados e vegetação intocada. Infelizmente, não é própria para banhos, devido as suas ondas fortes e declive acentuado da margem. O conjunto desse lugar é magnífico, bem brasileiro, com um céu azul,águas verdes, espumas brancas e areia dourada.

A natureza como ela é!

Praia do Pinho, a famosa praia de nudismo - o primeiro local oficial de naturismo do país. Já escutei muitas histórias desse lugar. Logo que chegamos, observei ao lado esquerdo duas árvores que serviam como uma moldura natural para os costões ao fundo. Aquela era uma imagem e tanto! "Vou fotografar", pensei. Como alegria de fotógrafo dura apenas um click, leio numa placa fixada na árvore da direita "proibido filmar e fotografar".

Entendendo a situação, para não fotografar as banhistas nuas, procurei alguém responsável que me permitisse registrar aquelas árvores. Como minha intenção era honesta, "não seria muito difícil obter o consentimento", concluí. Tudo acertado com um responsável da região, comecei a tirar fotos coloridas. O responsável foi embora e deixou-me fotografando. Troquei de câmera para fazer fotos em preto e branco. Satisfeito com a oportunidade, eu já estava pensando nas demais praias exuberantes da região que iria conhecer.

O litoral de Santa Catarina é uma fonte inesgotável de alegria e diversão e possui uma excelente infra-estrutura para turistas. Opções não faltam e vale a pena conferir e curtir!

-----------------------------------------------------------------------------------
Nota: este texto reflete fielmente os fatos quando publicado, entretanto, alguns de seus dados podem ter sido alterados com o tempo. Certifique-se de obter informações atualizadas por outras fontes antes de tomar este texto como referência.
-----------------------------------------------------------------------------------
Comente este texto aqui ou em: fotoserumos@gmail.com ou levislitz@hotmail.com  
---------------------------------------------------------------------------------
Quer ler mais Histórias de Viagem? Visite: Fotos e Rumos (http://www.fotoserumos.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário