Incentivo à leitura

Projeto 
LEIA E PASSE ADIANTE 
de incentivo à leitura

O Objetivo
Incentivar a leitura, a doação de livros, a interação entre pessoas, o exercício da cidadania e o desapego de boas obras que ficam guardadas e esquecidas.

Como funciona
Uma pessoa doa um ou mais livros para qualquer outra pessoa (amigos, parentes ou interessados) e a incentiva a ler a obra e depois passá-la adiante.

Estratégia
Doar um livro com tema que o leitor aprecia. Por exemplo: se o leitor gosta de história do Brasil, pode doar o livro "Chatô - o Rei do Brasil" ou outro título da mesma linha.

Compromisso
Ao doador apenas é solicitado que escreva em letra de forma e bem destacado na parte interna da capa: LEIA E PASSE ADIANTE!

Sugestões
Para quem quer participar deste projeto, mas não tem livro para doar, Levis sugere que o participante peça a doação para algum amigo ou até mesmo comprar num sebo, onde há livros bons e baratos por poucos reais.

A ideia
A iniciativa surgiu do jornalista e professor de tai chi chuan, Levis Litz, que, ao longo de sua vida, doou centenas de livros para a Biblioteca Pública do Paraná e aos Faróis do Saber de Curitiba. Ele procura sempre incentivar os amigos à leitura. Depois de ouvir tantas histórias de livros que ficam esquecidos em estantes, Levis diz que: "quando vivia na Grã-Bretanha ficava admirado de ver como as pessoas liam em todos os ambientes, ônibus, metrô, trens, pontos de ônibus, cafeterias, nos parques e praças e, a partir desta motivação, queria realizar algo que fosse simples, barato, fácil, prático e interessante para que todos aqueles livros esquecidos em prateleiras no quarto dos fundos, nos baús e caixas, fossem viajar pelas mãos de pessoas para todos os cantos, ruas e ambientes de Curitiba." Agora, em fevereiro de 2013, após ter viajado por mais de 50 países e com muitas ideias e livros na bagagem, Levis coloca em prática a sua ideia de incentivo à leitura.

O primeiro passo
Levis Litz - para dar movimento ao projeto, fez a doação de 50 livros do seu acervo pessoal a 50 pessoas do seu relacionamento, são obras que passam por temas infantis, juvenis - romances e críticos, até aos mais eruditos.

Contato
Levis Litz
Tel: (41) 8409-6858
levislitz@gmail.com
levislitz@hotmail.com

Comentários

  1. Mensagem recebida por e-mail de Cezar Tridapalli:

    "Legal! Parabéns. Fazemos algo semelhante no Medianeira, a Biblioteca Anárquica. A prefeitura também quer estrear alguma coisa assim, acho que você deve ter visto: Curitiba terá biblioteca nas estações-tubo -
    http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/noticias/curitiba-tera-biblioteca-nas-estacoes-tubo/ Abraços! Tenho um par de livros aqui."

    Cezar

    ResponderExcluir
  2. Mensagem recebida por e-mail do professor de Português Fabiano Pinkner:

    "Muito boa mestre!"

    ResponderExcluir
  3. Mensagem recebida pelo facebook de Yáscara:

    "Achei a ideia excelente!!

    Já doei mto pra Biblioteca Pública, tbém. Mas certamente ainda tenho um armário que merece (e PRECISA) ser vistoriado.

    Tenho que treinar meu desapego."

    ResponderExcluir
  4. Mensagem originalmente publicada no FaceBook por Sandra Leite:

    "a sabedoria da simplicidade....livros são pura magia , nascidos para fluir entre as pessoas e ajudá-las a florescer, a rir a chorar ...livros são imaginação e inspiração".

    ResponderExcluir
  5. Mensagem recebida por e-mail de Mauricio Bastos (de Mariscal, Santa Catarina):

    "Show Levis... mto legal cara...
    já estou começando por aqui...
    mto bom o projeto.. parabéns!!!"

    ResponderExcluir
  6. Mensagem do FB por Marcelo J de Sousa:

    "Oi Levis!!

    Já ouvi falar de projetos semelhantes e acho ótima a iniciativa!

    Como fanático por livros, confesso que ainda é difícil libertá-los depois de ler, mas isso só demonstra o quanto ainda é necessário tomar consciência da importância de compartilhar o conhecimento dos livros.

    Todos devemos pensar a esse respeito.

    Abraços!!"

    ResponderExcluir
  7. Via FB Melina escreveu:

    "Muito bom, Levis!

    Parabéns pela iniciativa, espero que o negócio dê muito certo!

    Abração!"

    ResponderExcluir
  8. Amigos, hoje - 21 de março, recebi a doação de um amigo - duas caixas, com muitos livros para passar adiante... fiquei super feliz! :) Daqui a pouco é capaz de algum deles ir parar na sua mão (rs), mas não se esqueça de LER E PASSAR ADIANTE! rs

    ResponderExcluir
  9. caraca q pessoa inteligente,meus elogios...eu cresci no meio de pessoas que muito posteriormente tiveram a chance de estudar,digamos la por volta dos seus 30 a 40 anos,mas que me criaram em volta dos livros desde pequena,nao importa se infantil demais ou colorido demais,o importante e q me ajudou a realmente APRENDER a ler,e nao vou fazer diferente com meu filho,assim que ele crescer um pouco mais será rodeado de livros...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prih, minha mãe sempre me incentivou para ler... desde muito pequeno - começando com as revistas em quadrinhos e depois - na adolescência, me inscrevendo num clube de leitura... como os livros eram caríssimos e ainda hoje os consideros caros pelo poder aquisitivo da população, acabei me tornando um "rato" de sebos... enfim, adoro ler, mas incentivar a leitura está cada vez mais difícil com a concorrência das mídias eletrônicas...

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Canon lança no Brasil lente EF 24-105mm f/3.5-5.6 IS STM

Bob Wolfenson, um dos maiores nomes da fotografia de moda, expõe em Curitiba

Lendário grão-mestre de artes marciais virá ao Brasil