Chen Zheng Lei - O Grão-mestre do Tai Chi Chuan

Grão-mestre Chen Zheng Lei
O grão-mestre Chen Zheng Lei nasceu em Chenjiagou (Vila Chen), no Condado de Wen, província de Henan, China - o berço original da arte marcial conhecida como Tai Chi Chuan. Fato reconhecido oficialmente pelo governo da China em 21 de agosto de 2007, momento em que o Chefe-Adjunto da "Associação Nacional de Esportes da China" inaugurou uma placa na Vila Chen para oficializar o reconhecimento que a Vila Chen é o local de nascimento do Tai Chi Chuan.


Desde que tinha 8 anos de idade, o grão Mestre Chen Zheng Lei seguiu seu tio Chen Zhaopi nos treinamentos de Tai Chi Chuan transmitida pela geração mais velha da família Chen, incluindo o “empurrar com as mãos” e armas utilizadas no Tai Chi, tais como sabre, lança, espada, bastão, entre outros.

Ele também estudou as teorias de Tai Chi muito atentamente. (Chen Zhaopi era um famoso Mestre de Tai Chi Chuan em seu tempo, ex-professor honorário de “Instituição Nan Jing Central de Wushu”, árbitro nacional sênior e foi selecionado como membro do comitê da Associação Nacional de Wushu em 1964).

Após a morte do seu tio, em 1972, Chen Zheng Lei continuou determinado a continuar seus estudos, agora avançados, com um outro tio, Chen Zhao Kui, que também foi um famoso grão-mestre de Tai Chi Chuan de seu tempo.

O grão-mestre Chen Zheng Lei é especialista em teorias e habilidades do Tai Chi Chuan e “Empurrar com as mãos”, que foram transmitidos pelo irmão do seu avô Chen Fa Ke. Ele foi ensinado pelos seus dois tios grãos-mestres por mais de 20 anos.

Desde a infância, o grão-mestre Chen ficou órfão, indefeso e continuamente teve várias dificuldades. Ele viu no ensino do Tai Chi Chuan uma maneira para ganhar o seu sustento de vida e esperança para o futuro. Desta forma, ele dedicou-se a praticar Tai Chi Chuan intensivamente e nunca mais parou. Suas habilidades foram excepcionais e seu conhecimento e compreensão da teoria do Tai Chi teoria era vasto, mesmo na Vila Chen porque tinha vantagens excepcionais na convivência com os seus dois tios.

De 1974 a 1987, ele ganhou mais de 10 medalhas de ouro em competições, incluindo “Empurrar com as mãos” e Tai Chi Espada e também nas competições marciais de Tai Chi Chuan. Defendeu também com sucesso seu título de Grande Campeão de Tai Chi Chuan em duas edições consecutivas de Competições Nacionais de Tai Chi Chuan. Ele recebeu os títulos de "Desempenho Excelente", "Leão de Ouro" e é conhecido, tanto na China como no exterior, como um dos "Guerreiros de Buda do Tai Chi ".

Após três décadas de ensino, o grão-mestre Chen cultivou mais de 40.000 estudantes na China e no exterior. Seus alunos conquistaram milhares de medalhas de ouro em competições de artes marciais locais, nacionais e internacionais.

A partir de 1981 estrangeiros foram aprender Tai Chi Chuan com o grão-mestre Chen e, desde 1983, ele foi convidado para ensinar e dar palestras sobre Tai Chi Chuan no Japão, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, França, Itália, Peru, isto é, em mais de 20 países ao redor do mundo. Ele foi convidado para atuar como consultor, presidente de honra, entre outras centenas de sociedades organizações de Wu Shu em todo o mundo.

O Círculo de Artes Marciais de Taiwan elogiou sua habilidade dizendo que atingira o pico de perfeição. Na Malásia, ele recebeu a placa de prata e foi agraciado com as nominações de “O Urso da Montanha Tai-shan” e “O Grande em Tai Chi Chuan”.
Prof. Levis Litz com o Grão-mestre Chen Zheng Lei. China.
Em 1986, o grão-mestre Chen foi selecionado como um membro da comissão permanente da Conferência do Povo Chinês. Em 1988, foi escolhido para o Congresso Nacional do Povo, também como diretor da Instituição de Ensino de Tai Chi Chuan da Vila Chen, como Chefe do Tai Chi Chuan e Pesquisa do Instituto Shaolin. Em 1994, ele foi eleito como Grão-mestre Internacional de Tai Chi Chuan. Em dezembro de 1995, foi selecionado como um dos "Top 10 Mestres de Artes Marciais da China contemporânea. Ele foi listado nas autorizadas obras lexico-gráficas: “Dicionário das Celebridades de Educação Contemporânea da China”, “Mestres de Artes Marciais Contemporâneas da China”, “Elite da Reforma Contemporânea”.

No Brasil o grão-mestre Chen Zheng Lei tem o ensino do Tai Chi Chuan da sua linhagem representada para promoção e divulgação, pelo professor de Tai Chi Chuan Levis Litz (aluno do Shi Fu Niall O`Floinn), que foi oficialmente outorgado pela certificação concedida pelo mestre Wang Hai Jun, da linhagem do grão-mestre Chen Zheng Lei.

---------------------------------
  Grão-mestre Chen Zheng Lei
• Descendente da 19ª geração da família Chen
• 11ª geração sucessor direto da Linhagem do Tai Chi Chuan da família Chen
• Um dos “Top 10” Mestres de Artes Marciais da China contemporânea”
• Um dos “Quatro Guerreiros de Buda” da Vila Chen
• Certificado com o 9º de Duan pela Associação Chinesa de Wushu • Membro do Comitê de Associação Chinesa de Wushu
• Vice-Presidente da Associação de Wushu de Henan, China
• Um dos Sênior Mestres da China Nacional de Wushu
• Membro da Comissão de Esportes da China e Instituto de Ciências
• Presidente Executivo da Associação do Tai Chi Chuan da Família Chen de Henan
• Diretor do Centro de Treinamento da Vila Chen da cidade de Zhengzhou, China
-------------------------------------------------
  Grão-Mestre Chen Zheng Lei - Referências

. Livros
. Chen Style Taijiquan, Sword and Broadsword
. A Compendium of Taijiquan Boxing and Weapons
. The Art of Chen Family Taijiquan
. Tai Chi For Health

. Dvd´s
. Ancestral Chen-Style Taijiquan Old Form Routine I & II (5 cd´s)
. Chen Style Taiji Health Preserving Qigong (3 cd´s)
. Chen Style Taiji Single Sword
. Chen Style Taiji Push Hand (2 cd´s)
-------------------------------------------------------
Página na Internet do Grão-mestre Chen Zheng Lei: http://www.czl.cn
-------------------------------------------------------

Fonte: Revista Tai Chi Brasil - www.RevistaTaiChiBrasil.com.br, edição nº 19.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canon lança no Brasil lente EF 24-105mm f/3.5-5.6 IS STM

Bob Wolfenson, um dos maiores nomes da fotografia de moda, expõe em Curitiba

Lendário grão-mestre de artes marciais virá ao Brasil